Como organizar um Workshop?

Tirar um grupo de pessoas da sua rotina diária para participar de um workshop pressupõe que você tenha algo muito relevante para oferecer:
- Um objetivo importante para o grupo;
- Conteúdos de valor;
- Dinâmicas participativas eficientes;
- Um coletivo de pessoas capazes de contribuir para as discussões e construir juntos.
Os workshops abertos ao público são particularmente desafiadores, principalmente quando você tem baixo conhecimento do seu público e de suas dores .
O Blog Ciranda166 existe justamente para ajudar nessa tarefa, contribuindo com insights importantes de planejamento e organização. Vamos juntos construir um workshop bem sucedido.

Principais desafios ao organizar um workshop
Antes de mais nada é importante lembrar que workshops são eventos participativos, ideais para construir algo coletivamente.
Workshop com um time formado
A tarefa é mais fácil quando seu público é um grupo de pessoas que trabalham juntas e têm um desafio em comum. Ou seja: você conhece bem o seu público e suas dores e tem clareza de onde quer chegar. Neste caso, sua atenção deve estar focada em três pontos principais:
- A qualidade das dinâmicas propostas, para estimular discussões construtivas;
- A qualidade da facilitação, pela mesma razão acima;
- A qualidade da devolutiva para o grupo a partir das suas contribuições para dar clareza aos resultados e aos próximos passos a seguir.
Workshop aberto ao público
É o caso de workshops em que você propõe a construção de um conteúdo ou uma habilidade para um público eclético. Ou seja: você não sabe exatamente quem são os participantes e sabe que vai ter que lidar com repertórios e entendimentos diversos. Neste caso, seu foco deve estar voltado principalmente para:
- A qualidade do material de divulgação do evento, para que as pessoas identifiquem se o workshop responderá ao que procuram;
- A qualidade da facilitação, de modo que todos se sintam contemplados e tenham oportunidade de contribuir;
- A qualidade da devolutiva final, para dar clareza ao que foi construído e, eventualmente, o acesso a uma apostila ou relatório.
Planejar, roteirizar, organizar conteúdos, criar dinâmicas, sistematizar as contribuições e dar clareza ao que foi construído são etapas fundamentais na organização de um workshop bem sucedido, qualquer que seja seu objetivo e seu público.

Como montar um workshop: passo a passo
Agora que você já entendeu a importância de saber organizar um workshop, está pronto para ler as nossas dicas. Siga a leitura e confira 7 pontos que não podem faltar na hora de planejar o seu evento:
Qual o seu tema?
A definição do tema do workshop está diretamente relacionada ao seu objetivo. Um tema instigante, capaz de dar clareza ao que será construído durante o evento é o primeiro passo para a organização de um workshop bem sucedido.
Qual o seu público?
A elaboração de um workshop depende muito do perfil do público-alvo, para permitir a condução mais adequada e o melhor alinhamento da linguagem.
Como já dissemos, um time corporativo será mais fácil de trabalhar por ser um grupo conhecido, com repertórios, experiências e objetivos em comum.
Um grupo eclético exigirá maior habilidade de organização e facilitação, por ser formado por pessoas provavelmente desconhecidas e com repertórios diversos.
Qual o horário?
Dependendo da complexidade do tema e dos objetivos do workshop, o tempo de duração poderá variar de meio período até alguns dias ou mesmo uma semana.
O horário mais usual de um workshop é das 8h às 18h, período que inclui pausas para café da manhã e da tarde e almoço.
Qual o local?
O local onde o workshop é realizado impacta fortemente a disposição das pessoas e, portanto, o resultado. É fundamental escolher um local inspirador, com tamanho adequado do número de participantes, boa estrutura de trabalho e de serviço para atender as pessoas da melhor forma possível.
A Ciranda 166 foi desenhada para ser o melhor local para workshops de São Paulo. Com infraestrutura diferenciada e serviço cuidadoso, o espaço foi criado para receber eventos inspirados e produtivos.
É uma casa arejada e acolhedora, ideal para workshops, palestras, treinamentos e outros encontros colaborativos. Acesse a nossa página, fale com nossa equipe e venha conhecer!

Facilitação do workshop
A qualidade da facilitação do workshop é fundamental para a participação das pessoas e o bom resultado do trabalho. Caso não tenha profissionais com esta qualificação na sua empresa, busque profissionais que sejam referência, com habilidade de agregar valor e potencializar o grupo.
Divulgação do workshop
Como já dissemos, a qualidade da divulgação do workshop é muito importante para dar clareza aos seus objetivos e garantir a participação do público certo. Divulgue, crie materiais instigantes e distribua por todos os canais disponíveis com certa frequência. E não se esqueça de enviar um “Save the date” com 15 dias e outro com uma semana de antecedência!
Certificação do workshop
Independentemente do objetivo do workshop, oferecer um certificado de conclusão do workshop é uma maneira de agregar valor ao evento e agradecer a presença das pessoas..
Outra prática interessante é fazer uma pesquisa de satisfação, como uma maneira de valorizar as opiniões e colher insights para aperfeiçoar os próximos eventos.
E agora, depois de ampliar seu repertório sobre workshops, é hora de colocar tudo em prática no melhor local de São Paulo. Acesse o site da Ciranda166 e conheça nossa estrutura para receber o seu evento.